ensino superior

Unifra agora é Universidade Franciscana

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A partir desta sexta-feira, Santa Maria passa a contar com três universidades. O Centro Universitário Franciscano (Unifra) se torna, oficialmente,  Universidade Franciscana (UFN). A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) de hoje e festejada pela instituição em uma notícia publicada em seu site.

Por meio da assessoria de comunicação da instituição, a reitora, Iraní Rupolo, ressaltou a responsabilidade da titulação e comemorou a conquista.
- Todos os profissionais e alunos que vivenciam ou vivenciaram a nossa comunidade acadêmica nesses mais de 60 anos de história devem estar orgulhosos hoje. Porque nosso trabalho não se resume em formar pessoas. Nós enquanto universidade criamos laços por meio da projeção de valores, saberes, responsabilidades, da ciência que estabelece a vida - apontou.

Na vida prática da comunidade universitária, o que muda é que as atividades em cursos de graduação e pós-graduação poderão ser ampliadas. Isso porque, com o status de universidade, a instituição consegue participar de um leque maior de editais que exigem esse título como critério. Além disso, todos os cursos irão passar por uma reformulação pedagógica com foco em manutenção da área de pesquisa e atenção às necessidades do mercado. 

2 ANOS DEPOIS
A mudança de Unifra para UFN começou em maio de 2016, com a abertura de um processo no sistema e-MEC. Desde então, a instituição passou por diversas etapas de avaliação do MEC para que fossem verificados estrutura preenchia os quesitos.

Em agosto de 2017, quando foi confirmado o primeiro passo da transformação, a Unifra recebeu a nota 5 (nota máxima) na avaliação do MEC. Na época reitora, Iraní Rupolo, disse ao Diário que, entre os critérios avaliados, estavam planos de desenvolvimento, planejamento institucional, infraestrutura, reconhecimento de cursos, alvarás, construções, atendimento legal e arquivo acadêmico. Para concluir o processo, faltava apenas a homologação do ministro da Educação, José Mendonça Filho, e a publicação no Diário Oficial da União (DOU). 

NOVA MARCA
A instituição passa a adotar uma nova marca: a UFN (imagem ao lado), que  traz a figura estilizada do Tau, símbolo máximo dos princípios de São Francisco de Assis. Diante de uma representação simbólica, formada por seis unidades interligadas pela figura do Tau e unidas em três tons de azul, a logomarca reafirmam os pilares institucionais: Ciência, Humanidade e Espiritualidade. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, a marca traduz os conceitos de experiência, determinação e contemporaneidade.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nove escolas estaduais de Santa Maria não têm quadra de esporte Anterior

Nove escolas estaduais de Santa Maria não têm quadra de esporte

UFSM ganha mais seis cursos para o ensino a distância Próximo

UFSM ganha mais seis cursos para o ensino a distância

Educação